Ao trabalhar com resina epóxi, a cura e a secagem desse material devem ser levadas em consideração, pois são fatores importantes para o resultado da peça que está sendo produzida.
Uma resina epóxi mal curada pode ficar deformada quando for lixada, pois, durante o processo, pode gerar calor e seu e ter seu resultado prejudicado. No post de hoje, vamos falar como fazer a resina epóxi secar rápido e corretamente.
Quer saber mais? Continue a leitura!
Qual a diferença entre secagem e cura?
Secagem
A secagem é o processo físico da resina, do líquido para o sólido. Esse processo é muito importante para começar a cura da resina epóxi, tornando assim a secagem uma das etapas da cura.
Cura
A cura é o resultado das propriedades que a resina pode oferecer, como: dureza, resistência física e mecânica. A cura, diferentemente da secagem, pode demorar alguns meses.
Como fazer a resina secar mais rápido?
A temperatura é a principal influência para a resina secar mais rápido. Você pode ou trabalhar em uma sala mais quente ou usar lâmpadas de calor para que a cura aconteça de maneira mais acelerada.
No ambiente em que a peça vai ficar curando, eleve a temperatura a 24-30ºC. Quanto mais quente, menos tempo de cura. Se o local estiver mais frio, mais o processo irá demorar.
Em 24 horas, a resina epóxi atinge 95% da sua cura e, em 72 horas, o resultado é de 100%. Após passar 24 horas, a peça pode ser movida e já pode receber uma segunda mão.
O que não fazer na hora de curar a resina epóxi?
Não adicione mais endurecedor na mistura, pois isso vai afetar a delicada proporção necessária para o processo, fazendo com que a resina epóxi permaneça pegajosa.
Não substitua o endurecedor por um de outra marca com a intenção de acelerar o processo, pois a resina e o endurecedor trabalham juntos e não funcionam corretamente quando de marcas diferentes.
Como saber se a resina epóxi está totalmente curada?
A temperatura é o fator mais importante para determinar o tempo de cura da resina epóxi, mas como saber se a peça está totalmente curada?
Algumas pessoas acabam verificando seu trabalho em resina epóxi com aparelhos específicos e ambiente laboratorial. Mas a boa notícia é que você não precisa de um laboratório em casa para ver se a resina epóxi está pronta ou não.
Um ótimo jeito é conferir a dureza da peça utilizando um aparelho chamado durômetro. Esse equipamento não é tão caro e oferece informações precisas sobre a resina epóxi.
Você também pode verificar através do ataque químico, que consiste em usar um pedaço de algodão umedecido com solvente e passar sobre a resina epóxi. Se restar fios do algodão na superfície ou se a peça alterar, ela ainda não está pronta.
Se você for fazer essa técnica, não é necessário esfregar com força, apenas passar de forma leve na superfície.
Conheça as resinas da Átomo
Na Átomo você encontra os melhores produtos que vão te ajudar no processo de produção, somos especialistas em resina epóxi, veja as linhas que produzimos:
Linha River Table
Resina Atopox At 105: Fácil de trabalhar, pois traz inúmeros benefícios e um excelente resultado após a aplicação. Alguns de seus principais benefícios são:
- Boa fluidez – o que diminui a formação de bolhas;
- Boa selagem;
- Contração mínima;
- Não libera subprodutos;
- Alta resistência química e mecânica;
- Ótima retenção de brilho.
Siga nosso Instagram e nosso Facebook e fique por dentro de todas as novidades.
Para falar conosco, clique aqui e tire todas as suas dúvidas. Como você cura a sua resina epóxi? Deixe nos comentários!
Um abraço e até o próximo post!