Uma peça de resina epóxi ganha destaque em diversos ambientes. Um trabalho com acabamento bem-feito deixa qualquer peça mais bonita.
Há diversos tipos de acabamentos para sua peça de resina epóxi. No post de hoje, vamos falar um pouco sobre os tipos de acabamentos e qual o melhor para trabalhos com resina.
Quer saber mais? Continue a leitura!
Vantagens da resina epóxi
Durabilidade e resistência
Os acabamentos com a resina epóxi são muito resistentes e duráveis. Esse tipo de acabamento é muito usado nas indústrias, pois tolera a ação de diversos agentes químicos.
Acabamentos versáteis
Diversos tipos de acabamentos são possíveis com a resina epóxi, desde o brilhante até o fosco, fazendo com que suas peças fiquem da maneira que você desejar.
Cores, estampas e desenhos variados
Cores, estampas, desenhos e efeitos podem ser feitos com a resina epóxi, tudo vai de acordo com o estilo da peça e da decoração do ambiente.
Produto impermeável
As peças feitas com resina são resistentes às manchas, pois os acabamentos feitos com resina são impermeáveis.
Limpeza e manutenção fácil
As peças de resina são de fácil manutenção e limpeza. A limpeza pode ser feita com um pano úmido e sabão neutro.
Fatores a considerar para o acabamento perfeito
- Preferência de brilho: se você prefere um acabamento brilhoso, fosco ou acetinado;
- Localização: onde sua peça vai ficar, em uma área interna ou externa;
- Manutenção e conservação: a facilidade de realizar a limpeza para manter a durabilidade da peça.
Qual o melhor acabamento para resina epóxi?
Depois de terminar uma peça feita de resina epóxi, existem algumas opções para a finalização da mesma, dependendo da sua preferência pessoal. Confira!
Acabamento brilhante
A resina epóxi pode ser usada para dar um acabamento brilhante para suas peças. Para um acabamento liso e brilhante basta seguir essas dicas:
Quando se trata de uma peça de madeira, normalmente ela é porosa, quando se aplica resina ela aumenta o fluxo e melhora a mistura e liberação de ar.
Depois de aplicar a resina epóxi, use calor para eliminar as bolhas formadas durante o processo. Ao trabalhar com resina epóxi, escolha um local livre de poeira ou cubra a peça durante o processo, para que não caia sujeira na superfície.
Para um acabamento brilhoso, você deve colocar uma camada de cobertura de resina epóxi na sua peça.
Acabamento fosco
Para esse tipo de acabamento, você precisa lixar a sua peça. Os acabamentos à base de óleo devem aderir à resina epóxi ou pelo menos formar um filme por cima, que pode ser limpo após ser lixada. Use óleos para que a aparência fique fosca de forma natural.
Acabamento acetinado
A resina epóxi pode ser usada para dar um brilho mais sutil para as peças. Para alcançar uma aparência brilhante normalmente é usado uma camada de cobertura, então para um acabamento acetinado basta aplicar uma camada seladora de resina epóxi.
Aqui na Átomo, você pode encontrar excelentes produtos que proporcionam acabamentos impecáveis para suas peças. Nós nos especializamos em resina epóxi e oferecemos várias linhas de produtos para você escolher.
Dê uma olhada e escolha a que melhor atende às suas necessidades:
Linha River Table
Linha para madeira, em especial as mesas river table. Fácil de trabalhar, traz inúmeros benefícios e um excelente resultado após a aplicação. Alguns de seus principais benefícios são:
Boa fluidez – o que diminui a formação de bolhas;
Boa selagem;
Contração mínima;
Não libera subprodutos;
Alta resistência química e mecânica;
Ótima retenção de brilho.
Linha Artesanato
Resina epóxi livre de solventes e que adere a diversos materiais com reduzida formação de bolhas, proporcionando artigos de artesanato criativos de excelente qualidade, seguros e com acabamento impressionante.
Linha Surf
Resina epóxi com excelente performance e alto desempenho para confecção de pranchas de surf, garantindo resistência a impactos e às ações do tempo, além de estabilidade para seu produto.
Siga nosso Instagram e nosso Facebook e fique por dentro de todas as novidades.
Para falar conosco, clique aqui e tire todas as suas dúvidas. Como você cura a sua resina epóxi? Deixe nos comentários!
Um abraço e até o próximo post!