A resina normalmente é utilizada na cor transparente, mas o uso de corantes e tintas podem deixar as peças ainda mais belas.
É possível colorir as mesas, pranchas e outros objetos de acordo com o gosto e o projeto que foi pedido pelo cliente.
Você sabia que há diversos tipos de corantes para as resinas? Para saber mais sobre isso, continue a leitura, pois vamos falar como colorir resina epóxi.
Pigmentos para resina epóxi
Pasta
A pasta é o produto que mistura melhor na resina epóxi, por isso ela é muito indicada para colorir a mesma.
Mas lembre-se: você não pode adicionar muito líquido na mistura, pois isso pode resultar em falhas nesse processo por conta do excesso de umidade.
Pó
O pó também é uma opção para pintar a resina, mas ele deve ser muito bem misturado. Se a mistura não for homogênea, você pode encontrar bolhas na resina durante a pintura. Por isso, ao escolher um pó colorante, opte sempre pelo mais fino.
Apesar dos cuidados necessários durante a produção, o pó garante efeitos metalizados, perolizados ou até mesmo néon na resina epóxi.
Corante de resina
Esse corante é próprio para a resina epóxi, porém precisa agir diretamente com a resina para poder aglutinar e trazer o efeito correto.
Para ser utilizado, esse formato deve ser misturado com a resina antes do processo de colorir a mesma.
Tinta de álcool
Esse tipo de tinta é muito utilizado para criar cores intensas na resina, pois a mesma obtém uma grande saturação da cor do álcool.
Por ser um solvente, durante o uso da tinta de álcool a pureza da epóxi pode ser reduzida.
Pigmento acrílico
Se você está produzindo uma peça e quer um acabamento fosco ou menos brilhante, o pigmento acrílico é ideal para isso.
Como fazer para colorir a resina epóxi?
Trouxemos o passo a passo para você colorir a resina epóxi, confira:
Compre a tinta correta para resina
Agora que você já viu os tipos de produtos usados para colorir a resina, é só escolher um. Há diversos tipos de tintas e corantes, mas nem todos são adequados para a resina.
Portanto, para obter o melhor resultado, escolha sempre os específicos para a resina, assim você terá sucesso na produção.
Misture a resina
Antes de colocar a tinta, você deve misturar a resina, esse passo é muito importante. Siga sempre as instruções da embalagem da sua resina epóxi.
Teste o produto
Faça um teste antes de colocar a tinta na sua peça, pegue uma pequena quantidade para determinar a cor final. Use sempre um copo de medidas para facilitar esse processo.
Adicione o corante aos poucos
O corante deve estar entre 2% e 6% do peso total da mistura, por isso, ele deve ser colocado aos poucos enquanto você faz a mistura com um palito no copo medidor.
Use uma balança digital para medir as porcentagens do peso para a mistura. Evite ultrapassar os 6% de corante, pois isso pode impedir a reação de cura da resina.
Se você for adicionar menos de 2%, pode ser que não tenha cor na mistura. Mas sempre utilize menos de 6% de tinta, se não for o suficiente, adicione mais aos poucos.
Elimine as bolhas na mistura
Você deve eliminar todas as bolhas da resina, pois assim o corante vai ser absorvido e a cor vai se manter consistente. Misture bem, caso contrário o acabamento da peça pode ficar abaixo do esperado.
Ajuste a quantidade de corante
Se a sua mistura não ficou na cor desejada, ajuste a quantidade de corante até chegar na cor ideal.
Se alterar as quantidades de corantes não resolver, tente trocar o tipo de corante ou pigmento líquido.
Repita o processo com o restante da resina
Se você chegou no resultado, é só repetir o processo com o resto da resina. Mas você sempre deve manter a proporção de resina e corante.
Em um copinho, se você usou 7,5ml de resina para testar o corante e a quantidade final foi de 60ml, multiplique a quantidade de corante por 8 para chegar ao valor que você deve colocar no restante da resina.
Aqui na Átomo, produzimos as melhores resinas para as suas peças, siga nosso Instagram e nosso Facebook e fique por dentro de todas as novidades.
Um abraço e até o próximo post!