A resina epóxi está sendo cada vez mais utilizada na fabricação de móveis. Isso se dá pelos benefícios dessa solução.
Com a resina, as peças de madeira podem ser exploradas de forma única, trazendo mais valor para os móveis.
No post de hoje, vamos falar um pouco sobre os móveis de madeira com resina, assim você vai conhecer tudo sobre essa incrível combinação.
Quer saber mais? Continue a leitura!
Resina transparente X pigmentada
A resina quando usada da forma transparente é indicada para telhas, pedras, tijolos e outras superfícies, pois traz uma ação impermeabilizante. A transparência tem o intuito de realçar as condições naturais do produto.
A resina quando pigmentada transforma as peças, assim elas serão únicas com cores diferentes umas das outras. A resina com pigmento pode ser usada em diversos materiais, inclusive na madeira.
O que é uma resina para móveis de madeira?
A resina epóxi é a mais recomendada quando falamos de trabalho de river table, pois traz inúmeros benefícios e um excelente resultado após a aplicação. Alguns de seus principais benefícios são: boa fluidez, boa selagem, contração mínima, não libera subprodutos, alta resistência química e mecânica, ótima retenção e brilho.
A madeira é um material natural, por isso nem todos os tipos de produtos podem ser usados na mesma. Mas quando se trata de resina, essa substância pode ser usada tranquilamente sobre as peças de madeira.
Confira as finalidades da resina para madeira:
Durabilidade
As resinas de modo geral aumentam a durabilidade da superfície. No caso da madeira, isso é algo fundamental, pois por ser uma matéria-prima natural ela tem susceptibilidade a se deteriorar.
Resistência
A resina consegue aumentar a resistência da madeira, diminuindo os riscos e buracos.
Brilho
Com toda a certeza o brilho é o que ganha muito destaque quando se trata de um material com resina. A solução proporciona mais brilho para a madeira.
Como usar resina epóxi na fabricação de mesas?
As mesas River Table são feitas com dois pedaços de madeira, colocados uma do lado da outra, mas entre elas há um espaço no meio para colocar a resina, esse efeito fica como se fosse um rio.
Veja algumas dicas de como começar a trabalhar com resina e madeira.
Escolha da madeira
Primeiro você deve escolher a madeira. Como há muitas espécies de madeira, cada uma possui sua característica, tornando algumas madeiras melhores para o trabalho com resina.
A madeira do ipê, cumaru, cedro, maçaranduba, muiracatiara, jatobá, pinus e teca são boas para trabalhar com resina.
Limpeza
Você deve limpar a madeira, pois o pó de serra pode interferir no resultado da peça. Por isso, pegue uma escova e passe pela peça, passe o aspirador e depois passe novamente a escova.
Preparação e aplicação da resina
Depois de arrumar a madeira, você deve preparar a resina epóxi para madeira. Fique atento às instruções para a preparação da resina, que é indicada em nosso site.
A aplicação deve ser feita de maneira correta, para que o resultado seja o esperado. Durante o processo você pode utilizar corantes para criar peças diferentes.
Acabamento
Depois do processo ser concluído e a resina ter ficado 24 horas no processo de cura é hora de tirar a peça do molde e trabalhar o acabamento.
Resina River Table da Átomo
Aqui na Átomo você encontra os melhores produtos que vão te ajudar no processo de produção, somos especialistas em resina epóxi, temos uma linha específica de River Table para facilitar o seu trabalho com madeira e resina.
Você ainda não tem experiência com resina aplicada na madeira, mas quer começar? Na Átomo também oferecemos cursos para você aprender de vez essa técnica, entre em contato e saiba mais.
Siga nosso Instagram e nosso Facebook e fique por dentro de todas as novidades.
Um abraço e até o próximo post!